Falta qualquer coisa ao vosso trabalho?? Não conseguem fazer a textura ou o padrão certo?? Deixo-vos aqui três sites gratuitos com texturas, padrões e brushes de photoshop.
Em altura de grandes acontecimentos, como foi o caso das eleições legislativas, os jornais tendem a apostar muito mais no grafismo de modo a cativar e a surpreender os leitores. As manchetes são mais curtas e muitas vezes com duplos significados para transmitir as suas ideias, as fotografias têm um maior impacto e ocupam muitas vezes a totalidade da mancha. Tornando estimulante para os designer's fazerem um bom trabalho. Em geral tivemos boas capas nos principais jornais diários sobre as eleições, desde o jn ao i penso que os designer's fizeram um bom trabalho. Ficam aqui as várias páginas de hoje:
A meu ver a página do JN foi a que consegui a melhor capa pelo casamento entre titulo e imagem.
No lado oposto teve o correio da manhã com uma capa muito fraca, demasiados elementos, dispersando-se do tema principal.
No contexto das Comemorações dos 250 anos de elevação de Oeiras à categoria de Vila e Concelho, o município promove um leque diversificado de iniciativas relacionadas com acontecimentos de história local numa tripla dimensão: relembrar o passado, viver o presente e projectar o futuro.
Ainda a pretexto do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, são desenvolvidas iniciativas que procuram impulsionar e estimular a diversificação cultural, a criatividade e a participação da população na criação de conteúdos de teor criativo e inovador.
Os trabalhos a submeter ao Concurso Descobrir Oeiras deverão adequar-se ao objectivo de estimular a produção, criação e integração de conteúdos digitais e multimédia em actividades relacionadas com o território de Oeiras, sua história e evolução, património e paisagem.
Podem submeter-se trabalhos individualmente ou em equipa (máximo quatro elementos). Os melhores trabalhos serão premiados, divulgados e apresentados no Torneio Oeiras Internet Challenge.
As candidaturas são aceites até ao dia 20 de Outubro de 2009.
O Typophile Film Fest 5 é uma selecção de filmes tipográficos vindos de todo o mundo, incluindo Argentina, Holanda, Rússia e Estados Unidos. Os filmes variam em tema e estilo, criando uma apresentação dinâmica de motion design, animação tipográfica, histórias curtas, documentários e entrevistas.
Apresento-vos aqui um excelente video de Brent Barson para Typophile Film Fest 5
A definição que a Wikipédia dá a tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Na maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas. É neste ponte que vos queria mostrar a recolha feita de 15 artistas tipográficos de todo o mundo neste blog, o qual subscrevo.
Depois das férias, um periodo que não dá vontade de fazer nada, volto a escrever neste blog para vos apresentar um designer israelita, Noma Bar, que acabou de lançar um livro "Negative Space". Este trabalho baseia-se no espaço que rodeia o tema para dar forma e significado. Naturalmente, o termo também se refere a qualquer tema que evoca sentimentos de inquietação e desconforto, como sexo, aquecimento global, guerra nuclear, religion, crime e ganância.
Outro trabalho feito por este artista, Guess Who?, ver aqui, aqui