sábado, 28 de fevereiro de 2009

2Advanced Studios


Não podia deixar de passar neste blog um site que há muito acompanho e vai agora na sua 5ª versão, falo do 2Advanced Studios, uma empresa sedeada na Califórnia e agora com um estúdio também no Japão. É um site com ambientes futuristas em que criaram cidades imaginárias, em 3D, como pano de fundo e toda a navegação é desenvolvida em flash. Tem uma carteira de clientes impressionante e vale a pena dar uma olhadela em alguns deles.
Passem os olhos também pelas versões anteriores que também são muito boas.
http://v2.2a-archive.com/
http://v3.2a-archive.com/
http://v4.2a-archive.com/



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Simples e elegante


Encore Sans Pro
Este é um novíssimo tipo contemporâneo, a alternativa perfeita a outros tipos sem serifas mais usados. Encore Sans Pro não pretende ser diferente mas reinvidica a sua própria personalidade. É simples e elegante. O Encore Sans Pro projecta uma imagem de confiabilidade, autoridade e competência, ideal para aplicações incorporadas. Um tipo funcional que combina utilidade com estilo. As suas características redondas subtis como as extremidades levemente curvadas, criam o visual distintamente contemporâneo, misturando eficientemente tradicional com detalhes modernos.






quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Criatividade a baixo custo



Quero mostrar-vos neste post como se pode ter muita criatividade com poucos recursos financeiros. Falo-vos da designer, Lola Gómez Redondo, do suplemento dedomingo do jornal diário espanhol Heraldo de Soria (4000 exemplares). Como podem ver nos exemplos que vos apresento, é surpreendente cada trabalho feito por esta designer, cheios de imaginação e criatividade. Usando muito pouco a imagem, e quando a usa, esta serve como complemento ao trabalho tipográfico. Portanto os gastos que muitas vezes os jornais com maiores recursos financeiros têm com as imagens é suprimido com o engenho do uso da tipografia.



Neostream



Sendo a primeira vez que vos falo de web design, gostava devos mostrar o site da Neostream. Se existem empresas com enorme capacidade de imaginação e criatividade, esta é sem dúvida uma delas. A utilização da Multimédia, em todos os sentidos está aqui exposta, permitindo mostrar o que de melhor esta empresa faz. Demora um pouco a carregar dependendo da ligação, mas vale a pena o tempo de espera.





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Christoph Niemann



Ao navegar pelo site do New York Times deparo-me com um blog de ilustração que me despertou a atenção, Abstract City, de Christoph Niemann, o que mais me cativou foi o post "I LEGO NYC". São um conjunto de imagens de legos que identificam Nova Iorque, o olhar simplista e a criatividade como ele vê a cidade são impressionantes além de ser muito divertido.

Vejam também o post "Coffe", um conjunto de ilustrações feitas em guardanapos com café, também muito divertida.

Christoph Niemann é um illustrador e os seus trabalhos podem ser apreciados, além do blog que vos apresento em cima, nas capas da revista The New Yorker, Atlantic Monthly, The New York Times Magazine e American Illustration, passem no site
www.christophniemann.com e vejam o exelente trabalho deste ilustrador.







terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

André Carrilho



Gostava de vos falar de um artista português que me agrada bastante, André Carrilho, um designer, ilustrador, cartoonista, mas que se notabilizou pelas suas caricaturas. Colaborou com os mais importantes jornais e revistas portuguesas entre eles o extinto Independente, com o Expresso, Público e Diário de Notícias. Em 2002 ganhou a medalha de ouro com o seu portfólio de ilustração pela Society for News Design (USA), desde então o seu trabalho ganhou uma dimensão internacional e começou a colaborar com jornais como o New York Times, Harper's, The Independent on Sunday e Vanity Fair, entre outras publicações. O seu trabalho já foi exposto em várias galerias, Portugal, Espanha, Brasil, França e USA. Podem visitar o seu portfólio em www.andrecarrilho.com.

Grelhas



As grelhas são essenciais para imporem a ordem no caos, canalizam a energia criativa dos designers ao serviço de uma comunicação com significado. A chave para a comunicação eficiente impressa e no ecrã é a organização lógica, exactamente aquilo que a grelha fornece.
No último post falei-vos do jornal expresso e de ter sido considerado o mais bem desenhado do mundo, pois bem, para que isso aconteça todo o desenho que nele é desenvolvido precisa de estar assente numa muito bem estruturada grelha.
Poderão ver vários exemplos nalguns artigos que explicam como se estruturam e usam grelhas para vários tipos de formatos, tanto para o papel como para a net, em www.thegridsystem.org

"O sistema de grelhas é um dae (dispositivo automático de entrada), não uma garantia. Permite um número de usos possíveis e cada desenhador pode procurar uma solução apropriada ao seu estilo pessoal. Mas deve-se aprender como usar a grelha; é uma arte que exige prática. ”
Josef Müller-Brockman

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Expresso vencedor


O SND (Society for News Design) voltou a premiar o Expresso com o World's Best Designed Newspaper de 2008, pelo segundo ano consecutivo.
Este título foi conseguido em conjunto com mais três jornais europeus, o "Akzia" de Moscovo, Russia, o "Eleftheros Tipos" de Atenas, Grécia e o "Welt am Sonntag" de Berlim, Alemanha, e um do México, o "The News" da cidade do
México.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ghica Popa


Desta vez apresento-vos um artista e designer,
Ghica Popa, sediado em Bucareste, Roménia. Trabalha para a Leo Burnett e a Target Bucharest, sendo o seu trabalho desenvolvido em casa, onde faz ilustração, identidade corporativa, design editorial e projectos para peças de vestuário e brinquedos. Como director de arte fez trabalhos para a Orange, Procter & Gamble, Western Union, GE Money, Fanta, Sprite, Prigat, Bergenbier e o Museu de Antipa. O seu trabalho teve bastante reconhecimento internacional em festivais como Cannes Lions, Epica, Eurobest, New York Festivals, Golden Drum, Ad'Or, Effie, Euro Effie.
O seu trabalho pode definir-se por ambientes caóticos, futuristas e urbanos, o qual me agrada bastante, onde se destacam robôs que servem para representar muitas formas, objectos e conjuntos de objectos. Podem encontrar o seu trabalho em http://www.ghicapopa.com/.

Lamosca


Hoje queria apresentar-vos uma empresa espanhola, residente em Barcelona, a Lamosca. Desenvolvem trabalhos de identidade corporativa, sinalização, publicações, exposições, Internet, etc... O seu desenho destaca-se pelas formas geométricas e o jogo de cores para transmitir a sua mensagem e conceito. Aqui mostro-vos alguns exemplos, mas nada como dar uma espreitadela em www.lamosca.com ou então na minha listagem de Links.



Manoel de Oliveira

Depois de feitas as apresentações, vou iniciar este blog com um trabalho da minha autoria.
Foi-me proposto pela Zon, a concepção de um produto digno de homenagear um grande senhor do cinema português
no seu centésimo aniversário, Manoel de Oliveira. O projecto era único em Portugal. Envolvia uma caixa com os mais recentes 21 filmes, um DVD de extras, as respectivas labels e um livro de 132 páginas. A simplicidade foi obrigatória para que tudo funcionasse. Aqui vos apresento o resultado final, espero que gostem.




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quando tudo começou

Início este blog com uma fotografia do meu filho na qual é expressada toda a sua inocência e vontade de conhecimento. Assim como eu neste mundo que se intitula blogosfera.
Depois de muito explorar os meandros da Internet e em particular a área que mais me interessa e diz respeito, o design, comecei este blog. Para partilhar e levar a todos que gostem desta área, e tenham a sorte ou o azar de passar por cá, algumas novidades desse mundo.