segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um pedido de Marjane Satrapi autora de Persepolis


Dear Friends,

To all who believe in freedom and democracy
arrests and torture in Iran. The situation is really really bad.
Please forward it to whoever you know

Best and lots of love
Marjane Satrapi

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ñho 2006


Podem descarregar as bases deste ano em PDF aqui (500k)

A Society for News Design para Espanha e Portugal (SND-E) tornou pública a base para o seu sexto concurso ibérico desenho em versão impressa e web jornalístico ÑH06.






Melhores diários de Espanha e de Portugal no ano passado em todas as três categorias. Público, Diário de Notícias e dBaleares.



Melhor revista do ano passado, QuéFem do La Vanguardia





Páginas web informativas melhor desenhadas de 2008

Leo Burnett Lisboa conquista Cannes

A Leo Burnett Lisboa arrecadou, no primeiro dia do festival de Cannes, 8 leões nas três categorias divulgadas no dia de hoje - Direct, Promo e PR. Portugal é assim colocado, destacadamente, no pódio dos países mais criativos do mundo.



Pela primeira vez no festival de Cannes, é avaliada a categoria de Relações Públicas. Nesta mesma categoria, PR Lions, a agência portuguesa alcançou 2 leões de ouro com os projectos Museu Efémero, para o Rum Pampero da Diageo, e Store+, criada para a Cruz Vermelha Portuguesa.



Na categoria Promo Lions a Leo Burnett totaliza 4 leões: a Store+ leva para casa 1 leão de ouro, 1 leão de prata e 1 leão de bronze, enquanto o Museu Efémero alcança 1 leão de bronze.





A Store+ conseguiu arrecadar ainda 2 leões de prata na categoria de Direct Lion, que premeia a comunicação directa para gerar uma resposta mensurável ou para alterar comportamentos.





Estes dois cases vencedores, Store+ e Museu Efémero, já haviam sido premiados internacionalmente em alguns dos festivais mais importantes do mundo e consolidam, agora no maior festival de publicidade do mundo, a posição de originalidade e inovação que já lhes tinha sido atribuída anteriormente. A Leo Burnett assina estas campanhas com ARC WW a agencia de serviços de marketing do grupo Leo Burnett.

A realizar-se entre os dias 21 e 27 de Junho, no Palais des Festivals, em Cannes, esta é a 56ª edição do Festival Internacional de Publicidade mais reconhecido internacionalmente por premiar a originalidade e criatividade de trabalhos oriundos de todo o mundo.

Restando ainda cinco dias de festival, e com trabalhos presentes em outras shortlists, a Leo Burnett pode ainda trazer mais Leões para Portugal.

Conheça os projectos em baixo:
Cliente DIAGEO – Produto Rum Pampero, Projecto Museu Efémero
http://www.leoburnett.pt/work.php?id=005
Cliente Cruz Vermelha – Projecto Store

terça-feira, 16 de junho de 2009

Público ganha Lápis Amarelo



Eu sei que já vem um pouco atrasado mas tenho andado com pouco tempo para escrever aqui no blog, aqui ficam as minhas desculpas.

Pois é mais um grande prémio para um jornal Português, desta vez foi o Lápis Amarelo nos prémios promovidos pela D&AD na categoria de Magazine & Newspaper Design pelo desenho do caderno principal mais o caderno P2.

http://www.creativereview.co.uk/cr-blog/2009/june/dad

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Elle diz não ao photoshop



Num mundo onde o Photoshop tornou-se no editor de fotografia em revistas e jornais, uma publicação aposta na naturalidade das suas modelos. A Elle francesa mostra três beldades que apostam em mostrar aquilo que são sem tentar usar a fonte eterna da juventude, o retoque em photoshop. Esse make up digital tão abusado em várias publicações de hoje encontra nesta publicação uma forma distinta de mostrar moda. Não se preocupem que não põem em causa a dignidade dos anos assumidos por uma poderosa Monica Belluci, uma lindissima Eva Herzigoza e uma angelical Sophie Marceau, fotografadas por Peter Lindbergh. Com diz a sua capa Sans Maquillage, Sans Retouches.





Fonte: Visualmente

We Got Time - Moray McLaren’s

Dêem uma vista de olhos neste video de Moray McLaren’s “We Got Time” com desenhos animados criado pelo realizador David Wilson.



Utilizando a tecnologia do século XIX o praxinoscope, Wilson foi capaz de criar esta maravilhosa animação de bits sem qualquer assistência do computador (bem, sem animação a partir do computador). A descrição da página do YouTube:

Using both praxinoscopes and the technique of matching up the frame rate of the spinning record to that of the camera, no computer super-imposing was used; what you see is what rolled off the camera. The transitions between each section of animation was created by simply cutting or wiping between the bits of footage.
Deixo-vos aqui também o fascinante making-of do vídeo, a explicar como Wilson criou o vídeo: