quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texturas, padrões e brushes


Falta qualquer coisa ao vosso trabalho?? Não conseguem fazer a textura ou o padrão certo?? Deixo-vos aqui três sites gratuitos com texturas, padrões e brushes de photoshop.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os jornais e as eleições

Em altura de grandes acontecimentos, como foi o caso das eleições legislativas, os jornais tendem a apostar muito mais no grafismo de modo a cativar e a surpreender os leitores. As manchetes são mais curtas e muitas vezes com duplos significados para transmitir as suas ideias, as fotografias têm um maior impacto e ocupam muitas vezes a totalidade da mancha. Tornando estimulante para os designer's fazerem um bom trabalho.
Em geral tivemos boas capas nos principais jornais diários sobre as eleições, desde o jn ao i penso que os designer's fizeram um bom trabalho.
Ficam aqui as várias páginas de hoje:







A meu ver a página do JN foi a que consegui a melhor capa pelo casamento entre titulo e imagem.



No lado oposto teve o correio da manhã com uma capa muito fraca, demasiados elementos, dispersando-se do tema principal.

Descobrir Oeiras 2009

No contexto das Comemorações dos 250 anos de elevação de Oeiras à categoria de Vila e Concelho, o município promove um leque diversificado de iniciativas relacionadas com acontecimentos de história local numa tripla dimensão: relembrar o passado, viver o presente e projectar o futuro.

Ainda a pretexto do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, são desenvolvidas iniciativas que procuram impulsionar e estimular a diversificação cultural, a criatividade e a participação da população na criação de conteúdos de teor criativo e inovador.

Os trabalhos a submeter ao Concurso Descobrir Oeiras deverão adequar-se ao objectivo de estimular a produção, criação e integração de conteúdos digitais e multimédia em actividades relacionadas com o território de Oeiras, sua história e evolução, património e paisagem.

Podem submeter-se trabalhos individualmente ou em equipa (máximo quatro elementos). Os melhores trabalhos serão premiados, divulgados e apresentados no Torneio Oeiras Internet Challenge.

As candidaturas são aceites até ao dia 20 de Outubro de 2009.

Descobrir Oeiras 2009 from BM Oeiras on Vimeo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Typophile Film Fest 5

O Typophile Film Fest 5 é uma selecção de filmes tipográficos vindos de todo o mundo, incluindo Argentina, Holanda, Rússia e Estados Unidos. Os filmes variam em tema e estilo, criando uma apresentação dinâmica de motion design, animação tipográfica, histórias curtas, documentários e entrevistas.

Apresento-vos aqui um excelente video de Brent Barson para Typophile Film Fest 5


Como se faz uma capa na Macworld

Cover creation from Peter Belanger on Vimeo.

History of the Australian Web



Um histórico de navegação na web na Austrália, desde 2001 até 2008. Foi um trabalho desenvolvido por The Interaction Consortium.

COMBO

Uma colaboração entre Blu e David Ellis e produzido pelo studio cromie para o Fame festival deu nesta fantástica animação

The Incredible Polo



Incredibox é uma página feita em Flash 100% interactiva em que podemos jogar com ritmos de beatbox produzidos pelo francês The Incredible Polo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

The Black Dog's Progress

"The Black Dog's Progress" é uma curta animação de Stephen Irwin. O filme concorre este ano no Ottawa International Animation Festival.

É uma história, muito perturbadora, de um cão abusado. Inteligentemente feito com uma série de virar de folhas em looping organizados numa grid.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Arte tipográfica



A definição que a Wikipédia dá a tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Na maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas. É neste ponte que vos queria mostrar a recolha feita de 15 artistas tipográficos de todo o mundo neste blog, o qual subscrevo.

1. More than Words



2. Utada Hikaru Typo Portrait

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Negative Space por Noma Bar



Depois das férias, um periodo que não dá vontade de fazer nada, volto a escrever neste blog para vos apresentar um designer israelita, Noma Bar, que acabou de lançar um livro "Negative Space". Este trabalho baseia-se no espaço que rodeia o tema para dar forma e significado. Naturalmente, o termo também se refere a qualquer tema que evoca sentimentos de inquietação e desconforto, como sexo, aquecimento global, guerra nuclear, religion, crime e ganância.











Outro trabalho feito por este artista, Guess Who?, ver aqui, aqui