segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Messi, O Kaka, O Gerard são cortes de cabelo propostos pela adidas.



A campanha da adidas para o campeonato do mundo 2010 já está nas ruas africanas, da Cidade do Cabo a Kinshasa, de Lagos a Mombasa. É uma poderosa campanha desenvolvida pela agência de publicidade TBWA\Hunt\Lascaris da Cidade do Cabo, África do Sul, para a marca das três tiras. É interessante como os criativos sul-africanos encontraram o verdadeiro canal para promover o seu campeonato do Mundo (14-28 junho). Esta campanha guerrilha centra-se num universo onde se discute quase cotidianamente sobre futebol, que não é outro lugar que as barbearias do continente negro.



Se a isso juntarmos que para alguém ser famoso por aquelas terras deve ter um corte de cabelo com o seu nome, a acção publicitária é perfeita. O corte de cabelo "O Messi", "O Kaka" e "O Gerrard" são o exemplo.
O grafismo alcança momentos de arte popular quando retratos dos jogadores estão feitos nos materiais típicos, muito populares, neste tipo de negócios. Assim, Messi (The Messi é um dos cortes propostos) encontra na madeira o seu melhor suporte, material muito usado, com desenhos feitos à mão, pelas barbearias. Por sua vez a palavra Kopanya, nome da bola que se jogará o torneio, que significa "juntos", está escrita com distintas tipografías caseiras que fortalecem ainda mais a proposta visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário