
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Quatro - uma fonte grátis

terça-feira, 26 de maio de 2009
Leo Burnett abre inscrições para Portolio Night

As inscrições para o maior evento de apresentação de portfolios de publicidade do mundo já estão disponíveis em http://www.portfolionight.com/. A 7º Edição de Portfolio Night chega a Portugal pela primeira vez através da Leo Burnett. Reunir o melhor da indústria portuguesa de publicidade é o que promete a Leo Burnett que organiza no próximo dia 4 de Junho a primeira edição portuguesa do Portfolio Night, o maior evento de apresentação de portfolios de publicidade do mundo. Neste dia os estudantes e estagiários têm a oportunidade de serem avaliados pelos melhores profissionais criativos do seu país.

Cada participante receberá um cupão que lhe dará direito à entrada no evento que oferece não só oportunidade de dar a conhecer os portfolios como também um espaço de diversão. Além do animado happy hour, onde não faltarão petiscos e bebidas, todos os participantes recebem o kit oficial, como também o upload dos portfolios que permitirá a sua avaliação por parte de profissionais de todo o mundo. O evento, que terá início às 18h00, cria num só espaço um ambiente de oportunidades para travar conhecimentos e para conviver. As inscrições têm um nº limite, só os primeiros 90 a inscreverem-se vão poder participar neste evento único.

O Portfolio Night foi um projecto que nasceu no Canadá em 2002 pelas mãos da agência de publicidade I Have an Idea, organizado nesse ano em Toronto, Montreal e Vancouver. A ideia foi exportada e hoje constitui um dos eventos mais aguardados em cidades como Nova York, Chicago, Boston, San Francisco, Barcelona, Berlim, Londres, Cidade do México, Miami, Paris, São Paulo, Singapura, Amesterdão, Los Angeles, Milão, Hong Kong e Sydney.
Jorge Colombo pinta capa da "New Yorker" no iPhone
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Sebastian Voodoo
Sebastian Voodoo de Joaquin Baldwin é uma curta-metragem de aproximadamente 4 min de duração. Um grupo de bonecos de vudu estão a ser utilizados mas com uma particularidade, sentem dor! E, numa tentativa de ajudar um dos outros bonecos a não sofrer, este pequeno heroi de trapos começa um luta contra o homem que lhes inflige tal sofrimento, dando-lhe o sabor do seu próprio sofrimento.
A animação 3D de uma qualidade soberba, acaba de ganhar a 5ª Edição da NFB Online Short Film Competition / Cannes Short Film Corner.
terça-feira, 19 de maio de 2009
MusaWorkLab™ OFFF Presentation
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Demokratica

Demokratica é o potfólio de Fernando Almodóvar, designer gráfico e director de arte freelance Tem uma colaboração regular com agências de publicidade e com instituições tanto públicas como privadas, o seu trabalho visa proporcionar um valor diferencial.

Especializado em soluções gráficas baseadas no estudo de novas linguagens e códigos de comunicação, desenvolvimento de identidade corporativa, design editorial (livros, revistas, etc.) websites, identidade e comunicação gráfica, eventos e exposições, bem como direcção de arte para campanhas publicitárias com o princípio fundamental da concepção "Form Follows Function".
O resultado é sempre uma concepção inovadora, coerente e de diferenciação.

Reach
A curta-metragem de Lucas Randall, Reach, é um conto de um robô minúsculo que lhe é dado o dom da vida, mas com uma limitação, o comprimento do seu cabo de alimentação. Para além da bela animação, o som para esta curta é, também, bastante impressionante.
Reach faz parte do Cannes Short Film Corner, competição de curta-metragem.
Speedball Text Book: Lettering Poster Design for Pen or Brush

Penso que todos os cartoonistas têm livros nas suas coleções que remontam à sua juventude e mantenham forte valor sentimental. Jim Sizemore oferece um curto ensaio pessoal sobre um tal livro, a 17 ª edição do livro Speedball Text Book: Lettering Poster Design for Pen or Brush, por Ross F. George, publicada pela C. Howard Hunt Pen Company em 1956. O post é acompanhado por várias páginas do livro.

A arte dos genéricos dos filmes
Fica aqui uma pequena lista de alguns.
Comentem e dêem alguma sugestão do vosso agrado.
"Anatomy of a Murder" - 1959
"The pink panther" - 1964
"The Hunt For Red October" - 1990
"Se7en" - 1995
"Snatch" - 2000
"Catch Me if You Can" - 2002
"Thank you for smoking" - 2005
"RocknRolla" - 2008
Não podia deixar passar a sequência final do filme 300
"300" - 2006
Biennale di Venezia - Stockholm Design Lab

Biennale di Venezia começa no dia 7 de junho, e este ano, a identidade gráfica foi desenhada por Stockholm Design Lab. Confira este belo projecto e outros como este, no seu site.
quinta-feira, 14 de maio de 2009

Finalmente chegou!!! Depois de vários rumores a House Industries disponibilizou a Neutraface Slab.
Ler mais aqui
quarta-feira, 13 de maio de 2009
The Vigneli Canon

Um dos maiores designers da história, Massimo Vignelli lançou The Vigneli Canon (Pdf), um livro que fala de design gráfico, processos, metodologias, conceitos num bom projecto gráfico. Recheado de opiniões ácidas, como quando ele (um modernista praticante) afirma que o design pós-moderno representa a confusão e o caos e que um bom designer só precisa de um punhado de fontes: Garamond, Bodoni, Century Expanded, Futura, Times Roman e obviamente a Helvetica.
O livro é ilustrado e parece-me ser um manifesto em favor da ordem, da hierarquia e da estabilidade. Alguns criticam a utilização de grelhas e a unidade tipográfica de Vignelli, mas no seu portfolio, que conta com clientes como American Airlines, Benneton, metro de NY, entre outros, fala por si.
"Eu gosto de fazer design para ser semanticamente correto, sintaticamente consistente e pragmaticamente compreensível. Eu gosto de fazer para ser visualmente poderoso, intelectualmente elegante e acima de tudo eterno."(Massimo Vignelli — designer, italiano)
Portfolio Night 7 Lisbon

No dia 4 de Junho realizar-se-á a 7ª edição do Portfolio Night 7 Lisbon, um evento que terá lugar na Leo Burnett Lisboa (Rua Das flores, 7- 1200-193).
O que precisam de fazer? Inscrever-se no evento. Ai terão direito a 3 entrevistas de 15 minutos, com um director criativo aleatório e mostrar o vosso portfolio. Objectivo? Convencê-los de que têm algo que eles precisam.
O problema? Só existem apenas 90 vagas e têm de pagar 20€ pela inscrição.
Despachem-se se querem fazer parte de uma agência de publicidade.
Mais informação aqui
Posters de todo o mundo

A maior parte dos cartazes apresentados são pura e simplesmente tipográficos mas quando a qualidade gráfica é extraordinária abrem exepções a cartazes com recurso a ilustrações e fotografia.


terça-feira, 12 de maio de 2009
New Rail Alphabet

New Rail Alphabet é um relançamento da fonte utilizado para a British Rail, que foi desenhada por Margaret Calvert no final dos anos 60. O original consistia em duas versões, mas esta nova versão está disponível em 6 versões.
Entrevistas no Offf 2009
Stefan Sagmeister. On the future of media and one advice for young designers.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
i - O nascimento dum diário

"i num instante tudo muda" foi o a campanha de lançamento para este jornal, e, realmente, houve algumas mudanças em relacção à generalidade da imprensa. No seu desenho o que mais me surpreendeu foi a escolha das fontes, Helvetica para titulos, entradas, caixas e Plantin para texto, destaques, números, etc... por serem fontes já quase irradicadas das redacções e no caso da Helvetica muito mais ligada a revistas. As outras surpresas são o formato muito mais agradavél para um jornal diário, leia-se portatil, a mescla entre pequenos textos com grandes temas que se querem fortes, a sua simplicidade deliberada, ausência de filetes horizontais e com um bom equilibrio dos brancos. É um jornal moderno e urbano que poderá vingar neste mercado que está muito complicado.



domingo, 10 de maio de 2009
Offf 2009 - 3º Dia
Este último dia do Offf 2009 começou com o painel "Fail Gracefully" que era o mote deste festival. Os artistas que estavam presentes neste painel eram moderados por Florian Schmitt da Hi-Res! e Mushon Zer-Aviv da Shual com a participação Aaron Koblin, Joshua Davis e PES. Estavam para participar também Alva Noto e Stefan Sagmeister mas não apareceram. Em relação a Sagmeister previa-se o pior, o guru de quase todos os designers ali presentes poderia não aparecer no final desse dia, o que não se veio a confirmar. Este painel procurou transmitir a toda a plateia todos os enganos e falhanços que fizeram na concepção de qualquer trabalho. Joshua Davis disse mesmo que as suas obras não poderiam existir se não houvesse uma quantidade significativo de falhanços enquanto Aaron Koblin produzia a sua arte com erros dos outros. PES por seu lado não tinha tanto esse problema porque trabalhando com fotografia o erro era algo muito mais controlado. Deixo-vos aqui uma curta de PES por me ter esquecido de falar dele ontem.
Depois deste painel tivemos Si Scott Studio que foi ao Offf mostrar o seu portfólio. Tinha uma curiosidade em relação à maior parte dos participantes, desenhava à mão e mostrou-nos num conjunto de quatro videos em simultaneo isso mesmo. A seguir veio a segunda contrariedade, Grey London não apareceu e a solução de recurso que arranjaram foi usar os alunos de um workshop que estava a acontecer a par do evento que tiveram que mostrar o trabalho que estavam a desenvolver.
Um novo painel foi formado para uma nova apresentação neste caso era a Nerdferences com Eric Wilhelm, Peter Kirn e Gijs Gieskes.
Tivemos a seguir a apresentação de Digital Kitchen com a mostragem do genérico da série de vampiros Trueblood e a sua concepção. Aqui está o video.
E chegou finalmente o momento mais esperado do Offf 2009, Stefan Sagmeister. Apresentou-se na Fundição de Oeiras com um vestido preto às bolas brancas e com muita boa disposição. O tópico da sua apresentação era felicidade e design, e que as duas estavam sempre associadas na sua vida. "things I have learned in my live" serviu de mote para a apresentação dos seus trabalhos e das suas experiências de vida, um dos trabalhos que nos é muito próximo foi a concepção do logo da Casa da Música. Simplesmente Brilhante.
Para o ano haverá mais e penso que continuará a ser na Fundição de Oeiras, quem não teve a possibilidade de ir não perca para o ano.
Fotos aqui.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Offf 2009 - 2º Dia
Voltando ao segundo dia, o que tivemos mais em relação ao anterior foi menos multimédia e mais design gráfico. Para começar tivemos numa só mesa quatro grupos de designers portugueses que expuseram o seu trabalho, foram eles R2, Alva, This is Pacifica e Musa Worklab. Infelizmente cheguei atrasado e só consegui assistir à apresentação dos Alva que por sinal foi muito boa e com muito humor. Os três machos Alva, como se intitulavam, vestidos de fatos de licra fizeram este filme no rio Alva e foram perguntando ás pessoas se conseguiam ler o seu logo, o resultado foi algo imprevisto mas bastante engraçado para os intuitos do video, no qual ficaram a ser conhecidos por alguns como alien ou allopes. Deixo-vos aqui o video.
A seguir dirigi-me para o Openroom para assistir á apresentação do Argonauten G2 que nos apresentou vários trabalhos de web design muito curiosos. Um desses trabalhos foi para a Orquestra de Berlim em que criaram o seu site onde tem uma aplicação que nos dá a possibilidae de assistir aos concertos como aos ensaios em tempo real.
Anita Fontaine e Geoff Lillemon são os Champagne Valentine, um grupo de design que cria experiências expressivas em "paisagens interactivas". Criam aplicações de telemóvel, videos interactivos e apresentações visuais para espectáculos ao vivo. Aqui vos deixo o que nos apresentaram.
Robert L. Peters é uma personagem "Old School" muito interessante, além de nos mostrar algum do seu trabalho mostrou-nos também muitos outros trabalhos para construir a sua apresentação. Como um professor a dar uma aula a 3500 alunos, maioritariamente jovens com menos de 40 anos, e muito ligados à era digital, tentou mostrar-nos que a simplicidade conjugada com uma ideia ou um conceito fortes pode fazer a diferença. Começou por uma frase que ilustra bem aquilo que nos queria transmitir "I desagree with everything you say, but I defende to the death your right to say it" e ilustra bem a consciensalização que tem do mundo onde vive e os trabalhos que fez, um deles muito incisivo contra a guerra que exibia num fundo azul com a duas bombas e com a seguinte frase "Bombing for peace is like fucking for virginity", simplesmente brilhante. Teve a maior ovação do dia.
A seguir tivemos os Onesize um estudio de motion graphics, animação, efeitos visuais e direcção para filmes e televisão, e a sua apresentação consistia em mostrar-nos um filme em que todos os logos dos patrocinadores do evento eram animados e como o fizeram. Tenho pena de ainda não conseguir arranjar o filme mas quando o conseguir mostrar-vos-ei.
Tivemos também a participação de Paula Scher, também como Robert L. Peters, uma senhora que já anda a criar à muitos anos. Mostrou-nos um trabalho que a me encantou particularmente que foi toda a reformulação da imagem do MoMMA.
Finalmente veio um dos artistas mais esperados Joshua Davis um eximio orador com uma apresentação muito animada.
Por hoje fico por aqui porque o cansaço já está a tomar conta de mim, amanhã continuarei.
Fotos aqui.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Offf 2009 - 1º Dia
Apresentou vários trabalhos, como o logo do Times e as várias soluções que teve que desenvolver até chegar ao logo final, a revista Face entre outros.
Enquanto Brody pedia-nos para arranjar-mos sarilhos Director Kobayashi pedia para arriscarmos e dar-mos a conhecer o nosso trabalho mesmo que muitas vezes não sejam remonerados. Como foi o caso de alguns exemplos mostrados como a sony e a smirnoff.
Tivemos também as fotografias de Eva Vermandel e as luzes de Jason Brugues Studio.
UVA (United Visual Artists) com clientes como os Massive Attack e o Chemical Brothers deu-nos a conhecer os trabalhos que fizeram para essas duas bandas, que consistiam em criar os ambientes visuais para os concertos dessas bandas. O mais interessante além do resultado final, que está brilhante, é mesmo as dificuldades que se punham para fazer esses ambientes coincidirem com a música, o que os levou a criar novos programas, devido a não haver nenhum para as suas necessidades.
Depois dos UVA tivemos as loucuras James Paterson e a música Amit Pitaru.
Ver fotos aqui
sexta-feira, 1 de maio de 2009
El mundo de Caracas


Javier Errea estreou na segunda-feira (27) a concepção do novo diário económico El mundo de Caracas, Venezuela, sob a coordenação da consultora Innovation. Um caderno com uma tipografia elegante e um intenso e restrito uso da cor como ferramenta de sinalização constante para as barras separadoras de todos os blocos de informação. Com uma paginação que rondam as 24 páginas diárias durante a semana, surpreende, portanto, a abundância de ilustrações. Também se destaca na capa uma cabeça original com motivos fotográficos, no miolo a separação entre secções é feita horizontalmente. Nota-se neste novo projecto algumas influências de outros jornais feitos, também por Errea, como o El economista e o Expresso.
Podem ver este novo projecto no site do El mundo de Caracas, que durante um mês permitirá a sua consulta gratuita.
Fonte: CuatroTipos











