segunda-feira, 11 de maio de 2009

i - O nascimento dum diário


Já está nas bancas o novo jornal "i". Admiro a coragem do grupo Sojormedia que empregou 74 jornalistas e investiu 10,4 milhões de euros para colocar o jornal nas bancas com este panorama de crise que atravessamos, em particular os jornais impressos.


"i num instante tudo muda" foi o a campanha de lançamento para este jornal, e, realmente, houve algumas mudanças em relacção à generalidade da imprensa. No seu desenho o que mais me surpreendeu foi a escolha das fontes, Helvetica para titulos, entradas, caixas e Plantin para texto, destaques, números, etc... por serem fontes já quase irradicadas das redacções e no caso da Helvetica muito mais ligada a revistas. As outras surpresas são o formato muito mais agradavél para um jornal diário, leia-se portatil, a mescla entre pequenos textos com grandes temas que se querem fortes, a sua simplicidade deliberada, ausência de filetes horizontais e com um bom equilibrio dos brancos. É um jornal moderno e urbano que poderá vingar neste mercado que está muito complicado.









Penso que o grande problema deste jornal, com um nome tão pequeno, poderá ser encontrá-lo na net. Fica aqui o link, ionline.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário