domingo, 10 de maio de 2009

Offf 2009 - 3º Dia

Antes de começar queria mostrar-vos o video dos Onesize que tinha prometido ontem.

Este último dia do Offf 2009 começou com o painel "Fail Gracefully" que era o mote deste festival. Os artistas que estavam presentes neste painel eram moderados por Florian Schmitt da Hi-Res! e Mushon Zer-Aviv da Shual com a participação Aaron Koblin, Joshua Davis e PES. Estavam para participar também Alva Noto e Stefan Sagmeister mas não apareceram. Em relação a Sagmeister previa-se o pior, o guru de quase todos os designers ali presentes poderia não aparecer no final desse dia, o que não se veio a confirmar. Este painel procurou transmitir a toda a plateia todos os enganos e falhanços que fizeram na concepção de qualquer trabalho. Joshua Davis disse mesmo que as suas obras não poderiam existir se não houvesse uma quantidade significativo de falhanços enquanto Aaron Koblin produzia a sua arte com erros dos outros. PES por seu lado não tinha tanto esse problema porque trabalhando com fotografia o erro era algo muito mais controlado. Deixo-vos aqui uma curta de PES por me ter esquecido de falar dele ontem.


Depois deste painel tivemos Si Scott Studio que foi ao Offf mostrar o seu portfólio. Tinha uma curiosidade em relação à maior parte dos participantes, desenhava à mão e mostrou-nos num conjunto de quatro videos em simultaneo isso mesmo. A seguir veio a segunda contrariedade, Grey London não apareceu e a solução de recurso que arranjaram foi usar os alunos de um workshop que estava a acontecer a par do evento que tiveram que mostrar o trabalho que estavam a desenvolver.

Um novo painel foi formado para uma nova apresentação neste caso era a Nerdferences com Eric Wilhelm, Peter Kirn e Gijs Gieskes.

Tivemos a seguir a apresentação de Digital Kitchen com a mostragem do genérico da série de vampiros Trueblood e a sua concepção. Aqui está o video.


E chegou finalmente o momento mais esperado do Offf 2009, Stefan Sagmeister. Apresentou-se na Fundição de Oeiras com um vestido preto às bolas brancas e com muita boa disposição. O tópico da sua apresentação era felicidade e design, e que as duas estavam sempre associadas na sua vida. "things I have learned in my live" serviu de mote para a apresentação dos seus trabalhos e das suas experiências de vida, um dos trabalhos que nos é muito próximo foi a concepção do logo da Casa da Música. Simplesmente Brilhante.

Para o ano haverá mais e penso que continuará a ser na Fundição de Oeiras, quem não teve a possibilidade de ir não perca para o ano.

Fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário