terça-feira, 31 de março de 2009

O novo "International Herald Tribune"



Antes



Depois

Menos de um ano após mudar o seu histórico cabeçalho eliminando o seu particular logótipo o venerável International Herald Tribune dá um novo passo na sua identificação com o seu jornal matriz, The New York Times, filial desde 2003. Refresca e ordena a sua imagem, e elimina a elegante tipografia, Poynter Headline, das suas tituleiras para passar a usar a Chentenham do New York Times. Ao fim e ao cabo, como a Reuters salienta, "Não é nenhum segredo que International Herald Tribune pertence ao The New York Times. Porque não seguir a mesma linha?".



Antes Depois




Antes Depois



Antes Depois

Leia o resto do artigo no blog espanhol de design de jornais cuatrotipos.

Doublesandards

TEXTE ZUR KUNST é uma revista que defende posições controversas com contribuições de escritores contemporâneos internacionais sobre arte e cultura. Esta revista trimestral fundada em Colónia, em 1990 pelo falecido Stefan Germer e Isabelle Graw e publicada em Berlim desde 2000, oferece entrevistas, mesas redondas de discussão, extensas criticas sobre arte, cinema, música, moda e mercado, bem como história de arte, teoria e politica cultural. Desde 2006, a secção principal é dedicado a um só tema, com comentários que são publicados tanto em inglês como em alemão. Em todas as edições é convidado um artista de renome para fazer a revista.

No último nº, o eleito foi o estúdio de design Doublesandards, sediado em Berlim, para ilustrar o tema "After the crises". Deixo-vos aqui o trabalho por eles desenvolvido.









segunda-feira, 30 de março de 2009

Stefan Sagmeister no OFFF Oeiras 2009



O designer austríaco Stefan Sagmeister estará no OFFF de 2009, em Oeiras, que se realiza entre 7 e 9 de Maio. Este profissional conta no seu percurso com trabalhos para músicos como David Byrne, Feelings, The Rolling Stones, Bridges to Babylon e Lou Reed. Stefan Sagmeister estudou design gráfico na University of Applied Arts, em Viena, e mais tarde no Pratt Institute de Nova Iorque. Trabalhou na Áustria e em Hong Kong. Criou a sua empresa em Nova Iorque, Sagmeister Inc., onde desenvolve branding, design gráfico e embalagem para clientes como The Rolling Stones, HBO, Museu Guggenheim e a Time Warner.

Alguns dos trabalhos de Sagmeister











Obsessions Make My Life Worse and My Work Better



O Livro
Things I have learned in my life so far by Stefan Sagmeister

IdeaFixa



IdeaFixa é uma revista digital brasileira editada por Alicia Ayala e Janara Lopes. Essencialmente esta revista tem trabalhos de fotografia, design, ilustração e artes plásticas. O seu objetivo é promover a inspiração e visão dos artistas participantes. Ela é lançada bimestralmente e cada edição, agora lançado o 11º, possui um tema específico.
A IdeaFixa escolhe trabalhos que sejam contemporâneos (retrô também pode ser moderno e contemporâneo!) e cosmopolitas. Trabalhos que tenham a ver com a visão atual do mundo. Não será aceite para publicação material que não condiga com o tema da edição.

De Designpolitie



De Designpolitie é uma agência de design gráfico, com sede em Amesterdão, Holanda. Pertence à família de design holandês. Os seus membros vêem da cultura de design holandês e da rica tradição de arte holandesa, design e tolerância. De acordo com essas tradições, De Designpolitie segue métodos simples, mas implacáveis. O seu processo de trabalho muitas vezes termina numa imagem crítica, mas que é sempre uma solução comunicativa.

Malofiej 17

No passado dia 27 foram anunciados os vencedores do maior prémio do mundo em infografias, após a 17ª Conferência Mundial de Infografia Malofiej 17, realizada em Pamplona, Espanha.



O jornal norte americano New York Times-nytimes.com receberam o prémio Peter Sullivan (best graphic of the year), pelo trabalho "The Ebb and Flow of Movies: Box Office Receipts 1986 - 2008"



Receberam também o prémio Miguel Urabayen para o melhor mapa, para o trabalho "Electoral Explorer"



Para portugal vieram 1 prata e 4 bronzes, o público trouxe a prata com o trabalho "Segurança nas praias", 3 bronzes foram para o Expresso "Sobreviver à crise e à escassez de petróleo" (na foto), "Duelo ao Sol" e "Um Orçamento "habilidoso"", o Diário de Noticias trouxe o o bronze com "Footwear industry".

Lista completa

sexta-feira, 27 de março de 2009

Au pays des merveilles



Lidu leva-nos para um universo mágico e interactivo onde pode-mos preparar uma receita de Bagel em 11 fases. A simplicidade quase infantil das ilustrações está muito apelativa, com muito boa navegabilidade. Visite o site aqui

Let It Shine

O novo anúncio da Honda "Let It Shine" é excepcional, realizado por Erik van Wyk e escrito por Wieden + Kennedy Amsterdam foi filmado todo no deserto. O filme é feito com algumas centenas do novo Honda Insight. O Insight é, a narração diz-nos, um carro hibrido acessível. No local, cada um dos carros usa os faróis como pixels para realizar uma sequência animada.

Dêem uma vista de olhos ao Making-off do filme.


Specialized Bicycle Components



Esta é uma empresa que decidiu apostar nos gráficos interactivos multimédia para explicar os benefícios dos seus produtos para ciclistas. Mas só se vê uma bicicleta durante alguns segundos. Realmente não fazia falta, e isso irão compreender vocês quando virem este site.

3ª Mostra de Infografia - Brasil

Este documento reúnce infográficos dos principais jornais e revistas brasileiros publicados entre 2008 e 2009. Preparado para curso de Jornalismo Visual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. ECA-USP. Organizada por Mário Kanno, Editor adjunto de Arte da Folha de S.Paulo e professor convidado para o curso. Vale a pena dar uma vista de olhos tem coisas muito interessantes.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Logology: The Wonderland of LOGO Design



O papel estremamente importante da identificação de uma empresa, num panorama muito saturado, não pode ser muito exagerado, diferenciando-a assim de outros concorrentes. Este livro não só apresenta uma colecção notável de logotipos de todo o mundo, mas revela também a componente criadora em que se funda, mostrando a evolução dos logotipos através do processo de concepção. Convidando o leitor a ver um logotipo de dentro para fora através da análise das ideias originais e estudos desses logotipos. Este livro mostra como e por que as alterações foram feitas durante o processo de desenho para criar um logotipo perfeitamente adequado para identificar cada cliente.







Gary


Gary from Gary on Vimeo.

Realizado por Clément Soulmagnon, Yann Benedi, Sébastien Eballard & Quentin Chaillet esta animação conta a história de Gary, um menino que se apaixona por uma mulher mais velha e para a seduzir cria uma outra parte dele, alguém muito mais velho e forte. Mas essa parte de Gary torna-se independente e age fora de control. Emile "a outra parte de Gary" tenta seduzir a rapariga mas não tem a mesma visão do amor, é mais violento e sexual do que Gary.

Gary é uma criança com um sonho, Emile é só a parte fisica.

Este filme técnicamente está muito bem feito, com um estilo pictográfico e cores muito bem escolhidas para os vários estados de espirito que compõem o filme. A integração 3d é brilhantemente executada.

Paul Thurlby



Encontrei o trabalho de Paul Thurlby por intermédio da Draw e gostei bastante. O sua série "alfabeto" é fabuloso com um aspecto de livro infantil vintage. Estas ilustrações ainda não estão disponíveis para venda (impressas), mas está a planear o seu lançamento com desta série com um conjunto de gravuras num futuro próximo. Para saberem quando isso acontecerá, tenham atenção ao seu blog para mais notícias. Aproveitem e dêem uma vista de olhos no seu portfólio que tem ilustrações muito interessantes.











quarta-feira, 25 de março de 2009

Musikraphics



Compositores e músicos muitas vezes transmitem emoções complexas através da sua música, o que este livro apresenta são as soluções gráficas para essas complexidades. Provavelmente tão importante como as capas de livros na compreenção do conteúdo, capas de cd´s perante as suas músicas, cartazes e acessórios para clubes de fãs pode transcender a mera embalagem e tornar-se numa peça intemporal. Focalizando num design mais contemporâneo, Musikraphics, passa por estilos de música como indie, pop, country, jazz, R&B, Hip Hop, rock alternativo e electrónica mostrando-nos uma surpreendente selecção de projectos que vão desde o puramente gráfico aos artistas fotográficos, colagens, ilustrações até a embalagens inovadoras desde o vinil ao mp3.





terça-feira, 24 de março de 2009

Joshua Allen Harris’ inflatable bag monsters

Joshua Allen Harris usa os respiradores do metro para fazer street art unica. Utilizando simplesmente sacos do lixo e fita adesiva ele cria animais que presos a essas grelhas que se encontram nos passeios se insuflam surpreendendo os transeuntes.

The end of print? We think not!



Saiu no dia 2 de Março este conjunto de posters no blog Whatype de Pedro Monteiro no qual faz passar a mensagem de que o jornal em papel não está acabado, mas sim, que tem que ser repensado. Tenta iniciar assim um movimento para que o jornalismo não acabe.
Aqui tento dar a visibilidade possível a este movimento, mais não seja porque me afecta directamente. Leia o artigo aqui.

Zoologic, Student Academy Award winner

Aproveitem esta curta animação de Nicole Mitchell, Zoologic. Este trabalho recebeu a medalha de ouro deste ano da Student Academy Awards, e é fácil perceber porquê. As aventuras e desventuras dum guarda de um jardim zoológico com um control demasiado apertado para com os animais, é uma delicia de assistir.

"M" - Le monde



Saiu o novo suplemento mensal do Le monde. Uma revista de luxo berlinder, a cores, papel couché. As suas temática vão das viagens, moda a grandes entrevistas, de um nível superior projectado a pensar num leitor de elite e na publicidade de luxo.
















Um novo “luxury lifestyle magazine” como aqueles que foram criados ultimamente pelo Wall Street Journal com o seu “WSJ”, o italiano Il Sole 24 ORE com o seu “IL”, na sequência do mais antigo “T” do New York Times.



Vendo as suas página nota-se que a aparência em nada vincula "M" à concepção do conteúdo do jornal Le Monde. A verdade é que estas páginas emolduradas por filetes, numeração e micropeças quebrando a estrutura regular das colunas, os brancos generosos e o beje como côr predominante lembra um pouco o desenho do Libération. Não é por acaso: por trás do projeto estão Rampazzo & Associés, encarregados em 2007 do redesign desse tabloide esquerdista françês, e que acabou por se tornar na agência de referência de design de jornais em frança.